Projects

Projetos de pesquisa2013 – Atual  IBE – Instituto de Estudos Brasil Europa IBE

Descrição: O objetivo geral é contribuir para fortalecer a educação superior no Brasil e promover o conhecimento mútuo entre as instituições e sociedades do Brasil e da União Européia, por meio de uma ação cooperativa envolvendo atividades de estruturação.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;  Moacyr Martucci Jr.

 

2012 – Atual          EDOBRA – Extending and Deploying OFELIA in BRAzil

Descrição: O Projeto EDOBRA reúne uma equipe de pesquisadores de três diferentes instituições de Portugal e Brasil: o Instituto de Telecomunicações (IT), de Aveiro, Portugal, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ambos do Brasil. Esta proposta visa ampliar a capacidade de abordagens redes definidas por software (Software Defined Networking), como o OpenFlow, permitindo o suporte para uso simultâneo de diferentes redes de acesso utilizando mecanismos baseados no IEEE 802.21 e o sua integração com a Entity Title Architecture, uma arquitetura para redes de próxima geração que fornece que fornece Multicast e Mobilidade baseada neste substrato OpenFlow. Além disso, o EDOBRA visa ampliar a cobertura física da instalação experimental OFELIA através da implantação de um novo nó no Brasil, que ampliará a investigação e experimentação na área de Internet do futuro, fornecendo estas abordagens para toda a comunidade de pesquisadores.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (2);

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;  João Henrique de Souza Pereira;  Flávio de Oliveira Silva;  Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho;  Marco Antonio Torrez Rojas

Financiador(es): Comissão Européia-EC

 

2008 – Atual          Detecção e Classificação de Alvos através da Parede usando Radar UWB (PNPD: R$120.000,00)

Descrição: Existem muitas ocasiões onde é desejável inspecionar o interior de um quarto ou de um edifício antes de entrar fisicamente nele. Especialmente, quando devemos entrar num quarto que possui um perigo sério à pessoa envolvida. Estas ocasiões incluem, por exemplo, busca e resgate e cenários de imposição da lei. Sistemas de radar UWB (ultra- wideband) para visualização através da parede resolvem este problema de uma forma não possível por outros sistemas de visualização e atualmente transformou-se num importante tópico de pesquisa. As imagens de radar, diferentemente das fotografias, usam freqüências muito diferentes da região ótica e conseqüentemente exibem ruído multiplicativo. Além disso, a interação entre a transmissão e recepção das antenas ou a reflexão da superfície da parede produzem sinais que interferem e impossibilitam a visão do alvo. Isto torna extremamente desafiante a detecção e classificação de alvos nas imagens. O objetivo geral deste projeto é o estudo e pesquisa dos tópicos relacionados com visualização de dados de radar UWB através de parede. O objetivo específico é o desenvolvimento e implementação de novos métodos e algoritmos para detecção e classificação de alvos através da parede. Numa primeira fase do projeto, estes métodos e algoritmos serão testados com dados de radar modelados através de simulação numérica. Na segunda fase, eles serão testados com dados experimentais enquanto continuamos produzindo novos métodos e algoritmos de detecção e classificação. A aplicação dos métodos e algoritmos propostos é geral, mas particularmente estamos interessados em detecção de intrusos ou classificação de objetos simples.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;  Carlos R. P. Dionisio

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES

Número de orientações: 1;

2007 – Atual          Centro de Excelencia OpenSPARC (CoE) USP

Descrição: O projeto OpenSPARC no PSI envolve a parceria com a Sun Microsystem com a Escola Politecnica da USP para criação de um Centro de Excelencia voltado para Implementação do FPGA na Arquitetura OpenSPARC T1. A pesquisa preve a criação de uma nova interface de barramento para o OpenSPARC T1, coprocessadores funcionando como aceladores de Unidade de Ponto Flutuante, Grafico, e Rede. Entre as atividades do CoE, destacam-se: 1 – Administração & Configuração do servidor Sun-Fire T200 para pesquisa e aulas de pos-graduação; 2 – Desenvolvimento do Curriculo OpenSPARC na Grade Curricular da Graduação do PSI; 3- Chip Design & Verification do OpenSPARC T1/T2; 4- Modeling Performance Tools (Simuladores de Arquitetura CMT) . Criação do grupo OpenSPARC Brazil na comunidade open-source da Sun (http://osum.sun.com/opensparcbrazil).

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Doutorado (3);

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;  Edson Lemos Horta;  Wang Jiang Chau;  Francisco Javier Ramirez Fernandez;  Marcelo Knörich Zuffo;  Jussara Marandola Kofuji;  Fernando Muzzi

Financiador(es): SUN Microsystems US-SUN

Número de produções C,T & A: 1/

2007 – 2007           Benchmark Cluster Windows versus Linux

Descrição: Este projeto de pesquisa focou na comparação da análise de desempenho da plataforma HPC da MICROSOFT (Windows Server Cluster 2003) com a plataforma de software aberto (Linux OpenSuse 10.2) em um cluster com 7 nós de processadores dual. Para avaliar o desempenho das plataformas foi utilizado o Benchmark HPL (High Performance Linpack) com biblioteca otimizada MKL (Math Kernel Library) 9.0 da Intel.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Doutorado (1);

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;  Roberto Kenji Hiramatsu;  Adriano dos Reis Lopes

Financiador(es): Microsoft Corporation-MC*

 

2007 – Atual          Centro de Competencia Cell (IBM)

Descrição: Este projeto iniciou a partir do Faculty Awards da IBM concedido ao grupo PAD/LSI – USP na linha de pesquisa de Computação de Alto Desempenho e Arquitetura CELL. O objetivo do projeto é desenvolver uma comunidade de pesquisa no Brasil voltada para o uso do Processador CELL, através do uso do simulador IBM full-System Simulator, Cluster de PS3 e futuramente uma Blade Cell instalada no Laboratório de Sistemas Integráveis -LSI para uso da Universidade de São Paulo. Todos os recursos computacionais serão disponibilizados mediante projetos aprovados pelo Comitê a ser definido pela IBM. 1 Etapa: Desenvolvimento de Tutoriais, Apresentações e Disponibilização de Códigos no Eclipse (Eclipse) 2 Etapa: Repositório de RPM’s (Em andamento) 2 Etapa: Desenvolvimento de Aplicações de OpenCV em Cell – PS3 (Em andamento) 3 Etapa: Frameworks, Bibliotecas e Ferramentas de Otimização para Blade (Elaboração de Proposta) 3 Etapa: Instalação e Configuração da Blade Cel QS21l (Processo iniciado em Julho/2008) 4 Etapa: Publicação Científica (em andamento): – Dois Faculty Awards da IBM para Plataforma Cell, – Quarto lugar no concurso Cell Contest’07 Beyond on Gaming, – Minicurso ministrado no Workshop de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD2007) em conjunto com o SBAC-PAD2007 em Gramado.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Doutorado (2);

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;  Roberto Kenji Hiramatsu;  Jussara Marandola Kofuji;  Mauro Eidi Villela

Financiador(es): IBM Brazil CAS (Center of Advanced Studies)-CAS

Número de produções C,T & A: 1/ Número de orientações: 1;

2006 – Atual          Microssistemas Híbridos em Silício: Fabricação de Transmissores de Pressão Piezoresistivos inteligentes de baixo custo e altíssima precisão(R$ 519.110,00)

Descrição: O projeto consiste em fabricar Transmissores de Pressão Inteligentes, 4-20mA a dois fios, de Altíssima Precisão e baixo custo utilizando tecnologia piezoresistiva em silício (semicondutores, microeletronica), hoje em dia, complementamente consolidada, com as mais modernas tecnologias de compensão e calibração (processamento digital do sinal do sensor).

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Doutorado (2);

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;  Edgar Charry Rodriguez

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP

 

2003 – 2005           Projeto SIIAM – CNPQ-TI – Sistemas Informacionais Integrados para Análise Multissensorial – Responsável pelos desenvolvimentos em Inteligência Computacional / co-responsável por desenvolvimentos de aplicações ambientais

Descrição: Descrição: A disponibilização de dados em tempo real para aplicações ambientais e biomédicas requer o uso de sistemas de aquisição de informação de baixo custo, associados a formas eficientes de transmissão de dados. Por exemplo, no monitoramento ambiental de qualidade da água, a demanda biológica de oxigênio (DBO) pode ser obtida a partir do cruzamento de informações de temperatura, oxigênio dissolvido e pH. O monitoramento em tempo real, portanto, requer multissensoriamento, sensores biomiméticos e uma forma eficiente de transmissão de dados, além de seu processamento e análise. Convém observar que atualmente essas informações são obtidas através de tomadas manuais de dados e através de análises em laboratórios centralizados, não sendo comum sua disponibilização em tempo real. Da mesma forma, o diagnóstico de situações de risco em pacientes hospitalares a partir de sinais biológicos estáticos e dinâmicos requer canais eficientes de aquisição de informação. Este projeto visa desenvolver uma metodologia que será aplicada no desenvolvimento de protótipos de sistemas microssensoriais para aquisição, processamento e transmissão de informações, em dois casos específicos: monitoramento ambiental, onde desejam-se obter informações sobre o processo de eutrofização (o termo eutrofização é freqüentemente usado para designar uma reserva de água caracterizada por uma proliferação de plantas aquáticas – fitoplânctons ou macrófitas – resultante do aumento da disponibilidade de nutrientes na água) em reservatórios de água potável, e no monitoramento biomédico, onde deseja-se otimizar a duração das sessões de Hemodiálise através da análise de efluentes. O sistema a ser desenvolvido será composto por: 1) um conjunto de microssensores, com processamento de dados local, 2) uma rede de transmissão de dados, 3) uma central de processamento e armazenamento de informação .

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (1);

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;

 

1997 – 1998           Projeto de Plataformas de Alto Desempenho para Aplicações Multimídia Distribuídas (FINEP 7797051800)

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;

 

1995 – 2000           Hipersistemas Integráveis (Convênio FINEP 56940260.00)

Descrição: Convênio FINEP no. 56.94.0260.00. Programa PAD. Neste Projeto o docente desempenha o papel de coordenador técnico e responsável pelo desenvolvimento do multiprocessador SPADE-II. O SPADE-II foi o maior computador desenvolvido no país, apresentado no Supercomputing em San Jose (California). A tecnologia foi transferida para Indústria (ELEBRA e ITAUTEC). Promoveu o desenvolvimento de aplicações na área de imagens médicas, telemedicina, computação gráfica e realidade virtual. Deu início ao desenvolvimento de novos computadores, tais como servidores gráficos paralelos.http://www.lsi.usp.br/~hyper/home.htm

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (4); Mestrado acadêmico (4); Doutorado (15);

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;  Sang Soon Lee;  Edson Lemos Horta;  Luis G G Kiatake;  Martha X D Torres;  Reinaldo Lourenso;  Edward Moreno

Número de produções C,T & A: 1/ Número de orientações: 12;

1988 – 1989           EG880X – Família de Estações Gráficas – PAD-FINEP (Convênio 52.85.0104.00) (Proc. USP 199/85)

Descrição: Projeto e Implementação de terminais gráficos de média e alta resolução, com modo de emulação de terminais TEKTRONIX 411X.- projeto e implementação de estações gráficas baseadas em processadores de 32 bits, barramento VME e processadores dedicados.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (4); Mestrado acadêmico (1);

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji;  João Antonio Zuffo;  Marcio Lobo Netto (Responsável);  HERNANDEZ, Emilio Del Moral;  Roseli de Deus Lopes;  Carlos Hulot;  Marcelo Knörich Zuffo

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP

 

1987 – 1990           Desenvolvimento do Minisupercomputador MS8701

Descrição: Projeto e Implementação do Minisupercomputador MS8701, baseado em múltiplos processadores monolíticos de 32 bits e diversas hierarquias de dutos de comunicação.- projeto e implementação do sistema operacional mulitprocessador LSI-SO/01, compátivel com o UNIX V.3 e com características adicionais de processamento tempo real e sistema de arquivos distribuídos.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP

 

1985 – 1987           Desenvolvimento de uma Familia de Analisadores Lógicos

Descrição: Desenvolvimento do Analisador Logico AL8501, que constitui um equipamento portatil de analise de estados, com capacidade de realizar aquisições síncronas e assincronas a 48 canais, 20 MHz, com profundidade de 1024 dados.- desenvolvimento da Estação Modular de Análise.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP

 

1985 – 1987           Projeto SP32

Descrição: – Desenvolvimento do Supermicrocomputador SP32-III, baseada em multiplos processadores de 32 bits da familia MC680XX para processamento geral ou dedicado. E’ utilizado o padrao de interface VME.- Desenvolvimento do Sistema Operacional REAL, compativel com o UNIX System V, bem como o Interpretador de comandos, compativel com o Bourne-Shell, e os utilitarios basicos

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;

Financiador(es): Prologica Microcomutadores-PROLOGICA

 

1985 – 1987           Desenvolvimento de uma Familia de Osciloscopios Digitais

Descrição: Desenvolvimento do Osciloscopio Digital OD8502, que constitui um equipamento portatil de dois canais com faixa analogica de entrada especifica em 5MHz. O equipamento prove recursos de persistencia infinita, pre e pos disparo, media e interpolacao. A interface com o operador ‘e implementada com teclas e botao optico.- desenvolvimento da Estacao Modular de Analise que constitui um equipamento integrado de analise logica e analogica, baseado em um processador de 32 bits, barramento padrao VME e Sistema Operacional  compativel com o UNIX. O subsistema de aquisicao preve modulos de aquisicao em 1GAPS, em tempo equivalente, e 10 MAPS e 100MAPS em tempo real.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP

Número de orientações: 2;

Projetos de desenvolvimento tecnológicoProjetos de desenvolvimento tecnológico2005 – 2006       GTAR- Grupo de Trabalho de Armazenamento em Rede da RNP

Descrição: O Grupo de Trabalho de Armazenamento em Rede (GTAR) pretende proporcionar uma nova funcionalidade para a comunidade da RNP e explorar o impacto de tecnologias avançadas de armazenamento em rede. O objetivo principal do GTAR é implantar uma infra-estrutura de armazenamento temporário de dados com interfaces tanto para usuários (via browser) quanto para aplicações (via API).O trabalho a ser desenvolvido pelo GTAR incentivará o compartilhamento de informações entre serviços similares montados em outras redes de alta velocidade, como nas redes Cesnet (República Tcheca) e Internet2 (Estados Unidos).http://www.lavid.ufpb.br/gtar/http://www.rnp.br/pd/gts2005-2006/armazena…

Situação: Concluído Natureza: Projetos de desenvolvimento tecnológico

Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (2); Doutorado (1);

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji (Responsável); ;  Flávio Sousa;  Guido Lemos;  Walfredo Cirne;  Hunter Hangewood

Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa-RNP

 

1998 – 1998           PAD – Elebra

Descrição: a) Implementação de protótipo com caráter industrial de um computador moderadamente paralelo, baseado no conceito de

Situação: Concluído Natureza: Projetos de desenvolvimento tecnológico

Alunos envolvidos: Doutorado (4);

Integrantes: Sergio Takeo Kofuji;  Marcio Lobo Netto (Responsável);  Volnys Borges Bernal;  Joao Antonio Zuffo

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP

Número de produções C,T & A: 2/ Número de orientações: 1;